segunda-feira, 3 de julho de 2017

Como lidar com carnistas?


Ao se tornar vegano é importante também se tornar um monge, pois é necessário extrema paciência pra lidar com quem não está disposto a ter uma discussão saudável contigo.
E não estou falando apenas de desconhecidos que comentam em posts no Facebook, falo de pessoas próximas que estão constantemente em nossas vidas e que amamos: nossos amigos e família.

Infelizmente as pessoas mais queridas por nós nem sempre estão interessadas a ouvir o que temos a dizer, seja sobre religião, política ou qualquer outro assunto considerado chato.

Eu particularmente tento não ser chata, mas os "carnistas" (como nós veganos chamamos os não-veganos) insistem em ser mais chatos ainda.
Se ser chato significa defender o direito a vida, então sim, sou extremamente chata e procuro mostrar meu ponto de vista quando é conveniente numa conversa.

Eu pesquiso e procuro saber mais sobre os produtos que consumo, porém os carnistas não. Este é um grande problema.
No meu caso, meu pai e madrasta já são adeptos desse estilo de vida. Já minha mãe diz não gostar de ver o sofrimento dos animais e não vê um bicho morto no seu prato na hora do almoço, apenas um alimento comum.
Meus tios acham que sou radical e meu avô tenta me convencer a voltar a comer carne de vez em quando.
Meus amigos dizem respeitar meu ideal mas discordam da minha forma de pensar.

Entre tantas pessoas cujas quais me importo, por enquanto consegui abrir os olhos de apenas uma: meu namorado. Ainda que seja uma só, fico muito feliz de ter tido a oportunidade de mostrar a verdade pra alguém e fazer com que ela mudasse totalmente seu estilo de vida e passasse a enxergar assim como eu. Ele foi a única pessoa disposta a conversar comigo sem tentar defender o consumo de carnes e sem apresentar aqueles típicos argumentos que já listei num post anterior.

"Vocês veganos nunca vão conseguir mudar o mundo. São minoria." Se todos parassem pra pensar e tentassem mudar sua alimentação, seríamos maioria, a pecuária viria a falência e então combateríamos esse mau com muito mais força.

Infelizmente ainda há muitas pessoas com visão perfeita que insistem em cegar-se o tempo todo.

A realidade é que pra lidar com carnistas requer-se tolerância e esperança de um mundo melhor.
A minha parte eu sei que estou fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Produtos que você não sabia que são veganos!

Com certeza você já ouviu a frase "Ai, eu não conseguiria comer essas coisas veganas". O que sabemos que é uma farsa, pois as pess...