terça-feira, 4 de julho de 2017

Dicas para tornar-se vegano

Se tornar vegano é mais fácil do que parece!

(Na foto: Acelga, arroz com açafrão, batata, cogumelo, furikake e carambola. Invenção do meu pai!)

Minha transição não foi nem um pouco complicada, mas sei que algumas pessoas podem passar por dificuldades durante essa mudança.

Por exemplo, se você não sabe cozinhar; terá um tempo difícil ao lidar com alimentação em casa. A menos que tu sejas rico e almoce sempre fora de casa, ou que possa pagar um cozinheiro particular, é claro;
Se você depende de terceiros para alimentar-se e os mesmos não se esforçam para lhe respeitar e criar alternativas;
Se você desconhece uma dieta saudável e vive de fast food;
Se você "ama carne e não consegue se ver sem";
Saiba que tudo isso tem solução. Basta apenas uma coisa: força de vontade.

Cozinhar pode ser uma tarefa relaxante e de quebra expande suas habilidades.
Minha comida tem o gosto parecido com a de meu pai, afinal usamos os mesmos temperos, mas cada um é cada um e o sentimento que pomos no alimento é diferente.

Meu pai não utiliza receitas prontas. Ele é muito criativo e seus pratos são uma obra de arte, dignos de Master Chef. Hahaha!
(Arroz e carne de soja com legumes)

Já eu sou iniciante e não vario muito, mas sempre me surpreendo com os novos sabores que sou capaz de experimentar. Nunca fui muito confiante e isso fez com que eu me achasse incapaz de cozinhar bem, o que é mentira.
O que faço é muito simples, porém saboroso e prático. No caso de um arroz, por exemplo, gosto de incrementá-lo com açafrão, tempero de legumes, semente de girassol, gergelins, cebola e alho em pó. Geralmente ponho lentilha também, assim dando um diferencial, já que geralmente a maioria das pessoas fazem arroz branco sem nenhum fator inovador.
Folhas como espinafre, escarola, nirá, couve, etc., tempero com cebola, alho e salsa, curry, massala e/ou molho shoyu.
Legumes que vão ao forno costumo pôr tempero italiano, (dependendo) açafrão, orégano, alecrim, manjericão, e por aí vai.
Basicamente é isso.

(Brocólis e couve-flor com shoyu e azeite no forno)

Nós cozinhamos para nós mesmos e para quem amamos. Nunca desperdiçamos.

Depender de alguém para alimentar-se é uma questão complicada, o que nos leva ao aprendizado acima. Saber cozinhar é importantíssimo.
O que tu podes tentar é convencer teu superior de que melhorar sua alimentação é uma necessidade. Sempre priorize a calma numa discussão, caso contrário perderá a razão. As pessoas hão de entender vosso lado havendo a devida explicação. Por isso é importante também que tu deixes bem claro seu propósito e determinação.

O maior problema de quem vive de comidas congeladas práticas e não inova na cozinha é ter preguiça de experimentar sabores novos. Esta terá de provar alimentos novos na raça, e a internet está aí pra te ajudar e informá-lo sobre as funções das verduras, bem como receitas.
Eu recomendo também a Revista dos Vegetarianos. Possuem matérias informativas e interessantes para quem está começando nesse meio.
fast food vegano também, todavia os preços das unidades variam e costumam ser caros, sem falar que a maioria dos produtos é feito à base de soja, o que nos leva novamente a conclusão de que uma simples ida ao um hortifruti é a melhor saída.

Um dos piores argumentos contra o veganismo é o clássico "não consigo ficar sem carne". Geralmente quem diz isso nunca nem tentou mudar a dieta e também não possui o paladar apurado.
Eu por exemplo detestava palmito, mas após tornar-me vegetariana, dentre tantas empadas e esfihas, a única opção sem carne era de palmito.
Meu pai sempre costuma dizer que não existe comida ruim, apenas comida mal feita, e atualmente creio fortemente nisso.
Após provar diversas tortinhas de palmito, passei a gostar de seu sabor e hoje adoro palmito.
O mesmo aconteceu com picles, gengibre, gergelim, e vários outros...
É importante ter a mente aberta para sair da zona de conforto e experimentar novidades.

É claro que nem sempre irão nos motivar nessa decisão, e as vezes fatores como morar longe de comércios acabam pesando. É aí que entra novamente a força de vontade. Quem quer sempre arruma um jeito e não há justificativa para continuar apoiando essa indústria cruel e devastadora que existe atualmente.

#GoVeganToday🌱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Produtos que você não sabia que são veganos!

Com certeza você já ouviu a frase "Ai, eu não conseguiria comer essas coisas veganas". O que sabemos que é uma farsa, pois as pess...